Quem?

Por Jayme Serva

O site do PT e o blog de José Dirceu calaram. Ninguém fala nada sobre Rosemary, a chefe de gabinete do escritório paulistano da Presidência da República. Mais realista que o rei, um solitário Paulo Henrique Amorim responde ao noticiário da forma como costuma fazer: acusando a imprensa. Os “blogs independentes” dos petistas ficam entre o envergonhado (Kotscho) e o triunfalista (Eduardo Guimarães).

E por que ninguém fala claro, ninguém se defende? Porque essas notícias são um vidrão de nitroglicerina. Se os malabarismos da política e a disposição ao sacrifício pessoal de José Dirceu salvaram Lula do mensalão, agora o ex-presidente arrumou sua Monica Lewinsky em versão dois litros.

Embora ninguém na grande imprensa tenha dito nada de mais comprometedor, as evidências transbordam. Cinco ligações, em média, por dia, de Lula ao gabinete — depois que ele já tinha deixado a presidência. Indicações inatingíveis, para uma funcionária com o cargo que Rosemary ocupava, realizadas, algumas a fórceps, como a indicação de Paulo Vieira, ora em cana, para a Agência Nacional de Águas. Vieira só foi aceito numa inacreditável terceira votação no Senado, empurrada pelo presidente da Casa, José “Homem-incomum” Sarney.

É óbvio que tem toucinho debaixo da farofa. Recuperados do choque, os petistas virão, treinados e sincronizados, defender na rede o seu guru, desqualificando a imprensa e dizendo que Rosemary é mais uma tentativa de golpe dos conspiradores de sempre, mais um atentado contra o PT e sua figura mais emblemática.

O problema, para eles  é que fica cada vez mais difícil de colar. A postura envergonhada do PT (que divulgou a exoneração da funcionária e não deu uma linha sequer sobre as acusações) e de Dirceu (profundo silêncio) são um sintoma preocupante de que talvez se considere que o fardo começa a pesar. Doze anos de cana para defender um presidente que concede passaporte diplomático a uma secretária, cujo papel em suas viagens ao exterior era absolutamente nebuloso? Ninguém merece. Daí se entende que desta vez Lula vai ter de esperar a batata esfriar sozinho. Por enquanto, Dilma cresce em cima da decadência do ex-chefe. Precisa tomar cuidado com um abraço muito apertado vindo dele.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Quem?

  1. José Carlos Carnevale Filho disse:

    “Talvez o Brasil já tenha acabado e a gente não tenha se dado conta disso.”
    “O Brasil é um asilo de lunáticos onde os pacientes assumiram o controle.”
    (Frases de Paulo Francis)
    A corrupção sempre existiu em larga escala no Brasil, pais rico, com muitos contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) para suportar e também para participar de tamanha sangria. Mas, nos dias que correm, estamos num estágio bastante avançado de disseminação da prática. Com o PT chegamos a uma alegre democratização da corrupção, para a captação de recursos para campanhas, para agrado de companheiros e em pagamento aos inestimáveis serviços prestados pelos companheiros de luta. Digo alegre porque, se der errado, basta chamar uma passeata para contestar (nada menos do que) o STF.

  2. “Recuperados do choque, os petistas virão, treinados e sincronizados, defender na rede o seu guru, desqualificando a imprensa e dizendo que Rosemary é mais uma tentativa de golpe dos conspiradores de sempre, mais um atentado contra o PT e sua figura mais emblemática.”

    Jayme, só não lembrarão – jamais e por conveniência – que foi a sua própria Polícia quem desvendou tudo. A mesma Polícia que o ‘submisso’ da Rosemery tanto elogiou em outras oportunidades.

    É uma hipocrisia que se poossível fosse materializar seu teor para algo mensurável através dos sistemas métricos convencionais, nos assustaria muito.

    • jaymeserva disse:

      Ery, hoje saiu nos jornais carta assinada por Rosemary e seu advogado, que traz a pérola: “Enquanto trabalhei para o PT ou para a Presidência da República, nunca fiz nada ilegal, imoral ou irregular que tenha favorecido o ex-ministro José Dirceu ou o ex-presidente Lula em função do cargo que desempenhavam. Nunca soube também de qualquer relação pessoal ou profissional deles com os irmãos Paulo e Rubens Vieira.” A nota foi feita para livrar ZD e Lula. Nega favorecimento a eles e diz que eles não conheciam os irmãos corruptos. E preciso admitir: essa turma joga em conjunto sempre.

      • … e fazem o jogo frio da mentira, Jayme. Sem o menor pudor. A propósito, você percebeu como a “militância” está caladinha neste episódio? Quando o fato não lhes interessa “eles” somem.

  3. jaymeserva disse:

    Nunca vi tanto tempo de “calamento”, Ery. E posso garantir que, à boca pequena, já se nota algum desapontamento na militância. Atribui-se ao Lincoln, não tenho certeza se é dele, aquele dito que parafraseio aqui: “É possível enganar alguns por todo o tempo ou todos por algum tempo. Não é possível enganar a todos o tempo todo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: